TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DA ALFABETIZAÇÃO

Veronete Dias Gomes, Marcondes Oliveira da Luz

Resumo


Este estudo apresenta reflexões sobre o uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC) no processo de alfabetização. O ponto de partida foi identificar a aplicabilidade e apropriação das possibilidades pedagógicas das tecnologias móveis e dispositivos de processamento de dados na alfabetização. Como técnica de pesquisa apropriou-se do uso da entrevista semiestruturada, envolvendo uma professora com questionamentos sobre o uso das tecnologias digitais na alfabetização, assim como a seleção e filtragem de softwares que poderiam auxiliar nesse processo. O estudo pautou-se também na observação das crianças interagindo com os softwares instalados em celular e em tablet, na observação e participação do momento formativo da professora regente e acompanhamento da transposição didática realizada pela professora. Durante a transposição evidenciou que a viabilização do acesso e formação continuada sobre as novas tecnologias enriquece as práticas pedagógicas do professor facilitando a aproximação dos conceitos científicos aos conceitos cotidiano dos estudantes. Porém ainda existe uma insegurança da professora em trabalhar com essas ferramentas tecnológicas. Os jogos digitais, assim como os tablets e smartphones contribuem nessa interação contribuindo com o processo de alfabetização, uma vez que facilita o envolvimento das crianças com as atividades propostas.

 

 


Palavras-chave


Tecnologias Educacionais; alfabetização; formação continuada.

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ISSN Impresso: 1414 - 5057

ISSN Eletrônico: 2317 - 7756