NOVAS TECNOLOGIAS E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE

Patricia Ferreira Bianchini Borges

Resumo


Este estudo discorre sobre o uso das Novas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (NTDIC) no contexto educacional, uma vez que as NTDIC inserem-se na educação, permitindo o surgimento de novos métodos de ensino e formas de transmissão do conhecimento. Dessa forma, faz-se necessário refletir acerca do trabalho do professor em sala de aula com as novas tecnologias como recurso potencializador da aprendizagem e discutir a formação para a prática docente com as novas tecnologias numa tentativa de (res)significar o ensino tornando-o significativo para o aluno. Nesse sentido, percebe-se não só a importância do professor de envolver-se nos processos de formação que viabilizam o uso adequado dos recursos tecnológicos, mas também de percebermos a diversidade e a disponibilidade de outros recursos tecnológicos preexistentes que não perderam seu potencial de ensino, deixando margem para futuros e ampliados projetos de pesquisa acerca de quais recursos são mais ou menos úteis em determinadas situações de ensino-aprendizagem visando aos novos e aos multiletramentos em sala de aula.

 

Palavras-chave: Novas tecnologias, formação profissional, processo ensino-aprendizagem.


Palavras-chave


Novas tecnologias, formação profissional, processo ensino-aprendizagem.

Texto completo:

PDF


ISSN Impresso: 1414 - 5057

ISSN Eletrônico: 2317 - 7756