INTERAÇÃO E DIÁLOGO: IMPRESCINDÍVEIS NAS FORMAS DE TRATAMENTO DAS DIFICULDADES E ERROS

Maria Luisa Perdigão Diz Ramos

Resumo


Este artigo tem como objetivo levantar as formas de tratamento dadas por alunos e professores às dificuldades e aos erros na disciplina de Matemática. Para isso, foi aplicado um questionário em treze alunos repetentes do 1º ano do Ensino Médio em uma escola pública de Minas Gerais. Esses alunos pertencem a diferentes turmas que contaram com a atuação de professores distintos. Nas respostas apresentadas, foi possível constatar que o professor, às vezes, se preocupa em ajudar o aluno a transpor suas dificuldades, mas em outras ele não demonstra essa preocupação. Assim, o aluno tem que buscar ajuda junto aos colegas e professores particulares, caso contrário, acaba permanecendo com as dúvidas, que futuramente poderão gerar novas dificuldades e erros.


Palavras-chave


Dificuldade; Erro; Diálogo; Interação.

Texto completo:

PDF


ISSN Impresso: 1414 - 5057

ISSN Eletrônico: 2317 - 7756