UMA ATIVIDADE DIDÁTICA ELABORADA POR ALUNOS PARA ALUNOS: COMPETIÇÃO DE GUINDASTES DE PALITOS DE PICOLÉ

Moacir Kripka, Rosana Maria Luvezute Kripka, Luana Anchieta Rocha, Isadora Dalcin Barbosa, Daniel Kartabil Bernardi, Bruna Pietrobelli Migliorini

Resumo


Dentre as diversas propostas pedagógicas, a aprendizagem por projetos tem adquirido crescente destaque por proporcionar a construção efetiva do conhecimento com a participação ativa dos estudantes. Com a finalidade de consolidar o conhecimento adquirido na área de estruturas em cursos de engenharia civil, atividades envolvendo a construção de estruturas em escala reduzida vêm sendo cada vez mais empregadas. O presente trabalho relata uma atividade desenvolvida no Curso de Engenharia Civil da Universidade de Passo Fundo, caracterizada por uma peculiaridade em relação à grande parte das atividades desse tipo: o desenvolvimento de um projeto experimental inicial, que possibilitou a elaboração de etapas e de estabelecimento de critérios a serem utilizados nos desenvolvimentos de outros projetos semelhantes, realizado por colegas de curso. Ou seja, um grupo de alunos do Curso, constituído de bolsistas de iniciação científica, foi incumbido de efetuar a proposta de uma atividade a ser desenvolvida por seus colegas, nos semestres seguintes, relacionada à construção de guindastes constituídos unicamente por palitos de picolé e cola, buscando a maior relação resistência/peso. O desenvolvimento do projeto  envolveu extensa pesquisa, análises, construção e ensaio destrutivo de diversos modelos, numa experiência bastante enriquecedora, na concepção dos próprios alunos  envolvidos.

Palavras-chave


aprendizagem por projeto; estruturas; ensino de engenharia; competição

Texto completo:

PDF


ISSN Impresso: 1414 - 5057

ISSN Eletrônico: 2317 - 7756